O que ninguém nunca te contou sobre empreender

No texto anterior eu disse que falaria mais sobre a importância da disciplina ao empreender e aqui estou eu para contar tudo o que ninguém nunca te disse sobre ter o seu próprio negócio. Empreender é surreal, a sensação de ver o resultado de tanto esforço acontecendo diante dos seus olhos é realmente indescritível. Mas, empreender é muito mais do que isso. É preciso muito esforço e dedicação de tempo, além de ter sangue frio pra saber lidar com as situações adversas que podem surgir no meio do seu caminho.

Me lembro de quando iniciei minha carreira na fotografia. Comecei trabalhando em home office e logo percebi que, morando em um apartamento, não seria bacana atender os clientes na minha própria casa. Foi então que decidi alugar um escritório. Encontrei uma pessoa também do ramo de casamentos para dividir uma sala comercial e lá fiquei por um certo tempo. Funcionou até o momento em que não funcionou mais. Voltei pro home office.

Resolvi o problema do atendimento aos clientes fazendo uma parceria com uma confeitaria da minha região. Eles tinham um espaço próprio, com um café lindíssimo e aceitavam encomendas para festas e eventos. Era perfeito: eu agendava todas as minhas reuniões pro mesmo dia, consumia no café e ainda oferecia os doces finos do local para os meus clientes. Fechei muitos contratos, mas chegou um momento em que o nível de clientes que eu estava atingindo, não aceitava mais uma profissional que não tivesse um local fixo. Era preciso passar muita segurança. Foi então que aluguei uma sala em um coworking.

Home office é uma maravilha. Você consegue adiantar as atividades da casa enquanto trabalha. No intervalo entre um orçamento e outro, você consegue colocar uma roupa pra lavar, brincar com o cachorro e por aí vai. O foco. Ah! o foco, ele passa a não existir. Quando você menos espera, está trabalhando menos do que deveria, dormindo só mais cinco minutinhos e rendendo menos do que precisava. É preciso ter muita disciplina para trabalhar em casa. Não adianta, é necessário ter uma rotina.

Problemas resolvidos. Agora eu tinha um escritório pra chamar de meu. Se engana quem acha que ter um negócio próprio com um espaço próprio é sinônimo de menos trabalho. Muito pelo contrário, você tem que trabalhar o dobro, o triplo ou até mais se quiser ver o sucesso a curto e a médio prazo. É a tal da disciplina. É fato que você tem mais liberdade e pode fazer seus próprios horários, mas pensa comigo: se o mercado costuma trabalhar em horário comercial, muito provavelmente você terá que acompanhar esses horários se quiser contatar fornecedores, por exemplo. Não adianta, é preciso criar uma certa rotina.

Empreender exige muito mais de você. É preciso dar o exemplo. As pessoas ao seu redor precisam entender que você tem um negócio e investe o seu tempo, que é o seu bem mais precioso, nele. Hoje, trabalho muito mais do que oito horas por dia, tem dias que trabalho até doze, catorze horas. Acordo cedo todos os dias e não reclamo, pois sei que se eu não fizer isso, não vou receber no fim do mês. O meu sucesso depende 110% de mim. Mas essa é a vantagem de empreender, você se esforça, dedica boa parte do seu tempo em algo que é realmente seu, que você gosta e que, em um certo período de tempo, você verá os resultados acontecendo e se orgulhará de tudo isso. Então lembre-se, sem dedicação total, nada vai acontecer, você não vai sair do lugar. O seu sucesso depende 110% de você.

Nenhum comentário

Enviar um comentário