Guia SP: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

Falei no último post do Guia SP, que estou numa pegada de descobrir novos lugares em São Paulo. E o post de hoje é pra falar sobre mais um lugar diferente e pouco conhecido por aqui: a Casa de Vidro. A casa, projetada pela famosa arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi em 1950, foi o primeiro projeto dela que foi construído. A casa foi finalizada em 1951 e foi a residência dela e do marido, que em 1995, após a morte de Lina, doou a casa para ser a sede do instituto. Além da Casa de Vidro, a primeira casa do bairro do Morumbi, Lina projetou também, o MASP e o SESC Pompéia.

A minha experiência visitando o instituto foi um tanto quanto estranha. Cheguei na frente da casa no Morumbi e o portão estava fechado. Então liguei e fui informada que era só tocar o interfone que alguém viria me receber, pra abrir o portão, que fica normalmente fechado. Uma menina veio abrir o portão e após chegarmos na base da escada que dá para a entrada da casa, fui instruída a aguardar um guia para me levar à visitação. Esperei pouco mais de dez minutos e como ninguém apareceu, subi as escadas e entrei na casa. Comecei a tirar fotos e ler um livro que tinha em cima de uma escrivaninha e só então uma senhora, que estava com um outro grupo de visitantes, veio me informar que eu deveria aguardar lá embaixo e que não era permitido tirar fotos de dentro da casa. Desci e depois de esperar mais alguns minutos, chegou um rapaz, que seria meu guia. Ele me informou do valor da visitação (R$ 20 inteira e R$ 10 meia) e começamos o “tour“.

institutolinabardi4institutolinabardi3

Notei coisas interessantes na construção da casa, como a falta de lustres. As tomadas são no chão e a iluminação é praticamente toda natural, devido às paredes de vidro que cercam toda a sala. Tirando a desorganização inicial, eu gostei da experiência, a casa é linda e a arquitetura é bem interessante. Senti falta de uma recepção (talvez resolvesse a desorganização do começo) e de um café, mas como se trata de um instituto de pesquisas e não de um museu em si, não seja o caso. Pra quem curte design, arquitetura e história da arte, é uma visita interessante!

institutolinabardi6

Instituto Lina Bo Bardi / Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi – São Paulo – SP

Nenhum comentário

Enviar um comentário