Empreendedorismo na Prática

Empreender não é fácil. Essa história que você ouve por aí de que ter o seu negócio próprio é um mar de rosas, não é verdade. O que você vê nas mídias sociais não é tudo, trata-se apenas de uma parte da rotina daquela empresa/marca. E provavelmente, o que é apresentado pra você, é a parte boa. Mas isso você já sabia, certo? E ainda deve estar pensando: isso é uma coisa óbvia, afinal, ninguém quer ser visto como fracassado. Mas o fato é que nós não precisamos ver mais coisas ruins, porque já sabemos que elas existem, todo mundo passa por isso quando empreende, quando abre o próprio negócio, seja ele qual for. E eu acho ótimo que a maioria pensa assim e não fica espalhando mais problemas nas mídias sociais.

Problemas existem, em todas as empresas, seja na sua, naquela que você segue no Instagram (e acha perfeita) e até mesmo pra quem trabalha pros outros. E sim, é preciso falar sobre isso e discutir sobre os problemas também, afinal é com eles que aprendemos as maiores lições da vida. Mas tudo tem sua hora e seu lugar.

Na semana passada tive a oportunidade de ir a um evento, o Sephora Accelerate, voltado para explicar melhor um programa de aceleração de startups que a marca tem e na ocasião, tive a chance de conversar bastante com a Bárbara Alcântara, do blog Tudo Orna e das marcas Orna, Orna Makeup, Efeito Orna e Orna Café. Fiz uma pergunta pra ela sobre os problemas que ela e as irmãs já enfrentaram durante essa jornada empreendedora, já que normalmente só vemos o sucesso e as conquistas pelas mídias sociais. E ela contou não só pra mim, mas para outras mulheres que estavam lá na nossa “rodinha” um desses problemas e como elas passaram por ele. Naquele momento eu me senti acolhida, porque ela mostrou que todo mundo tem problemas, dos mais cabeludos aos mais simples, que temos que lidar diariamente. É literalmente ter que matar um leão por dia. E por mais que os problemas dos outros não pareçam tão grandes como os nossos, cara, eu entendi ali que sim, todo mundo tem coisa pesada pra lidar e resolver, assim como a gente. E sim, precisamos falar sobre isso. Só que repito, tudo tem sua hora e lugar.

Elas optaram por não mostrar isso pros seguidores e alunos (o curso Efeito Orna é justamente pra quem quer empreender, já escrevi sobre ele aqui) no momento em que estavam passando por esse determinado problema, porque isso só desencorajaria aquelas pessoas, que naquele momento, precisavam acreditar. Aquelas pessoas (me incluo nesse grupo), não precisavam ouvir mais problemas. Elas seguraram a barra, enfrentaram tudo da melhor forma possível e vão contar os aprendizados desse e de outros problemas no livro, que está por vir nos próximos meses. A forma como lidamos com nossos problemas é o que define o nosso sucesso. E isso é o que diferencia um empreendedor do outro. Você não é melhor nem pior que o seu colega, só pensa e reage diferente, e isso traz consequências diferentes pra cada um.

Nenhum comentário

Enviar um comentário