Como encontrar o equilíbrio emocional, corporal e empresarial?

O post dessa semana não ia ser sobre isso, mas aí uma amiga muito querida levantou essa questão sobre equilíbrio emocional e ansiedade e eu resolvi antecipar esse assunto por aqui.

Sempre me perguntam como eu consigo levar essa vida doida e manter tudo em ordem: cabeça, corpo e coração sem deixar nenhum pratinho cair! rs e a resposta, embora seja simples, não é tão fácil assim: tem que saber dosar as coisas e entender os seus próprios limites.

Não lembro se já comentei sobre esse assunto aqui (já falei várias vezes no Instagram, porque me ajuda a superar, mas aqui realmente não lembro), mas descobri recentemente alguns tumores na região do meu pescoço, ou seja, o corpo não anda muito bem não! rs

De qualquer forma, você precisa enfiar na sua cabeça que às vezes, algumas coisas não dependem de você e não há nada que você possa fazer pra resolver, foge da sua alçada, entende?! Então essa parte rapidamente deixei na mão dos médicos, embora o vai e vem em consultas e laboratórios pra fazer mil exames, me causa um certo desespero porque demoram muito. Mas paciência!

Já que estamos falando de corpo, vamos continuar! rs eu não gosto de fazer academia e o único exercício que eu realmente curto é caminhar / correr. Já tentei ir pra academia três vezes e não rolou. Entender o que funcionava pra mim foi importantíssimo, então resolvi ir e voltar do meu trabalho a pé, pelo menos três vezes na semana. São 6Km por dia e por enquanto, senti que já está valendo a pena. Se você não consegue ir e voltar do trabalho a pé, encontre uma solução. Tenho uma amiga que quando sabe que não vai conseguir ir pra academia (ela vai todos os dias), ela desce uns dois pontos antes de onde deveria descer e segue a pé. Quem quer arruma tempo, gente!

Incorporar algum exercício ou atividade física na sua rotina é essencial pra te ajudar a cuidar do seu corpo. Seja pilates, meditação, natação, enfim, apenas faça. Meia hora todo dia, você consegue.

Com o corpo inteiro, só falta cuidar da mente e de todo o resto! rs eu sei, parece impossível, mas não tem fórmula mágica. O empreendedorismo é um eterno equilibrar de pratinhos…

Pra conseguir manter tudo em ordem na empresa, eu me planejo diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente, sempre que possível. Todo dia eu vejo as minhas prioridades e o que não é urgente e dá pra deixar pro dia seguinte quando estou muito cansada ou já é muito tarde, eu deixo. Respeito muito o meu corpo e principalmente a minha mente. Mas pra isso, é muito importante ter uma visão do planejamento semanal, assim você sabe o que consegue encaixar e adaptar na rotina dos outros dias.

É extremamente importante manter a saúde mental e a melhor dica pra isso é: se perguntar se o que você está fazendo naquele momento precisa mesmo ser entregue naquela hora ou se você consegue descansar e entregar na manhã do dia seguinte (quando existe planejamento, sempre dá). Muitas vezes uma noite de sono bem dormida resolve quase tudo!

Entender as prioridades e urgência das coisas é uma coisa que muita gente esquece de fazer. Tento sempre entender junto aos meus clientes e até familiares e amigos, qual o real prazo de entrega, pra evitar justamente essa loucura desnecessária que nos consome todos os dias e a gente nem percebe.

Nenhum comentário

Enviar um comentário